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Tudo o que você precisa saber sobre o PlayStation 4

 

 

 

 

Ele finalmente está entre nós — ou quase isso. Depois de muitos rumores e  dezenas informações vazadas, a Sony finalmente apresentou o PlayStation 4 ao  mundo, satisfazendo aqueles que não viam a hora de conhecer o console e deixando  o mundo todo ansioso para conferir todas as suas novidades.

Em uma conferência de mais de duas horas, a companhia revelou desde detalhes  técnicos do sistema até suas funcionalidades exclusivas, mostrando que o  aparelho está repleto de recursos inéditos. Isso sem falar dos games que  deixaram o público boquiaberto em todos os cantos do globo. A nova geração já  está aqui e é muito melhor do que imaginávamos.

E apesar de a Sony não ter mostrado o video game em si ou apresentado o preço  pelo qual ele chegará às lojas, a revelação do tão aguardado PlayStation 4  excedeu as expectativas e mostrou que o futuro já chegou.

Para quem não vê a hora de colocar as mãos na novidade, é melhor ir se  preparando desde já. Com o lançamento agendado já para o final de 2013, prepare  o bolso e conheça cada um dos detalhes que a fabricante preparou para o PS4.

Um hardware de respeito

Nas semanas que antecederam o evento da Sony, os rumores só falavam de uma  coisa: especificações técnicas. Com kits de desenvolvimento surgindo de todos os  buracos da internet, todo mundo queria saber qual seria a configuração da nova  geração. E a empresa foi bem generosa naquilo que foi apresentado durante o  PlayStation Meeting.

 

 

 

 

A principal novidade é que, ao contrário de seu antecessor, o PS4 deve trazer  uma arquitetura muito simples, facilitando a vida dos desenvolvedores. Isso  porque, ao contrário da complexidade do processador Cell, o novo console utiliza  uma CPU x86 AMD Jaguar de oito núcleos, algo o deixa muito mais próximo dos PCs  e, portanto, mais acessível para quem produz conteúdo.

Além disso, a Sony revelou que além do processador central, o video game deve  contar com chips secundários que vão ajudá-lo a executar determinadas operações  em segundo plano. É o caso do componente dedicado ao gerenciamento de downloads  e uploads — o que vai permitir que você jogue um título enquanto ele está sendo  baixado.

Já em relação à GPU, pouco foi comentado, exceto que ela será baseada na nova  geração de placas de vídeo de nova geração da AMD Radeon e capaz de calcular  1,84 trilhão de operações por segundo. Isso, em conjunto com os incríveis 8 GB  de GDDR5 de memória, fazem com o que o sistema seja realmente  impressionante.

 

 

 

A empresa ainda confirmou que continuaremos utilizando discos rígidos para  armazenar nossos dados, uma vez que os HDs são os únicos a conseguirem suportar  tudo aquilo que foi imaginado pelo aparelho. Contudo, nada foi comentado sobre o  espaço disponível.

E quem temia que o PS4 abandonasse de vez o uso de mídias físicas pode  respirar tranquilo. O Blu-ray continuará sendo o formato padrão e sem o  famigerado bloqueio de jogos usados.

Confira tudo o que foi liberado sobre a configuração do PlayStation 4 até  agora:

  • CPU x86-64 AMD Jaguar de oito núcleos;
  • GPU de 1.84 TFLOP com  mecanismo gráfico de próxima geração AMD Radeon  Graphics;
  • 8 GB RAM GDDR5;
  • Suporte a mídias Blu-ray e DVD;
  • USB 3.0;
  • Bluetooth 2.1.

O DualShock 4

Outro rumor que se confirmou foi a existência do DualShock 4 e suas  funcionalidades. Assim como as imagens vazadas afirmavam, o controle realmente  possui um touchpad na parte frontal e o botão Share para compartilhamento de  conteúdo. No entanto, ele é muito mais do que isso.

 

 

 

 

O primeiro ponto é que o joystick foi redesenhado, trazendo melhorias em  relação ao modelo atual. Os gatilhos, por exemplo, estão mais firmes e a  distância entre as alavancas analógicas foi aumentada. Para quem reclamava da  péssima pegada do DualShock 3, seu sucessor vem para acabar com as críticas.

Pouco foi comentado sobre o touchpad e suas funcionalidades. A Sony se  limitou a afirmar que ele utilizará a tecnologia capacitiva, reconhecerá até  dois toques simultâneos — o que deve ajudar a realizar movimentos de pinça para  zoom, por exemplo — e ainda usará um mecanismo de clique.

E todos respiraram aliviados quando se descobriu que a estranha barra  luminosa não era uma evolução do Move, mas um simples mecanismo de identificação  do jogador. Além de indicar quem é o Player 1 ou 2, isso também serve como um  sistema de imersão em determinados títulos, indicando o status de seu  personagem. Imagine um FPS em que a cor vai do verde para o vermelho à medida  que você recebe dano.

 

 

 

Porém, isso não significa que o novo DualShock deixou o sensor de movimento  de lado, já que o Sixaxis volta. A Sony também afirmou que o sistema de vibração  terá melhorias.

Sobre as adições, temos o já citado botão Share e o misterioso Options, cujas  funções não foram reveladas. No entanto, levando em conta que Start e Select  ficaram de fora da estrutura, podemos imaginar que ele deverá substituí-los de  alguma maneira.

A empresa ainda inseriu um alto-falante embutido e um conector para headset,  mostrando que o controle deve reproduzir o que a Nintendo fez com o GamePad, ou  seja, trazendo áudio independente para as suas mãos.

Confira as especificações do controle:

  • Dimensões: aproximadamente 162 mm x 52 mm x 98 mm (largura x altura x  profundidade);
  • Peso: 210 gramas;
  • Teclas: Botão PS, botão SHARE, botão OPTIONS, D-Pad, botões de ação  (Triângulo, Círculo, Cruz, Quadrado), R1/L1/R2/L2/R3/L3, dois analógicos, botão  do Touch Pad;
  • Touch Pad de 2 pontos, mecanismo de clique, tipo capacitivo;
  • Sensor de movimento: sistema sensor de movimento de seis eixos (giroscópio  de três eixos, acelerômetro de três eixos);
  • Outros recursos: barra luminosa, Vibração, Alto-falante mono embutido;
  • Portas: USB (Micro B), porta de extensão, conector para headset  estéreo;
  • Comunicação sem fio: Bluetooth 2.1 +EDR

PlayStation 4 Eye

Quem também ganhou um novo visual foi a câmera do console, a PlayStation Eye.  Confirmando o que os rumores já haviam antecipado, ela trouxe duas lentes para  melhorar sua qualidade e precisão. De acordo com a Sony, o acessório vai ser  capaz de identificar o jogador e destacá-lo do fundo, o que se prova muito útil  quando lembramos que o PS4 vai fazer o login a partir de reconhecimento  facial.

Além disso, a PS Eye também se comunica com a barra luminosa do PlayStation  4, localizando a posição de cada indivíduo no ambiente e transportando isso para  o jogo. Isso sem falar de que ele funcionará com o bom e velho Move — dando  utilidade para o periférico.

Confira as especificações da câmera:

  • Dimensões: Aproximadamente 186 mm x 27 mm x 27 mm (largura x altura x  profundidade);
  • Peso: 183 gramas;
  • Pixel de vídeo: 1280 x 800 pixel em cada lente;
  • Taxa de quadros por segundo: 1280 x 800 (60 fps); 640 x 400 (120 fps) e 320  x 192 (240 fps);
  • Formato de vídeo: RAW, YUV (não comprimido);
  • Lente: Lente Dual, Valor F/F2.0 com foco fixo;
  • Alcance de captura: 30 cm ao infinito;
  • Campo de visão: 85°;
  • Microfone: Array de microfone de 4 canais.

O seu mundo é nas nuvens

Porém, não foram apenas os acessórios do PlayStation 4 que chamaram a atenção  durante o evento de ontem à noite. O que realmente impressionou foram as  diferentes funcionalidades, que devem tornar o uso do console bem mais variado  do que esperávamos.

O primeiro ponto é o quanto o cloud gaming vai ajudar o console a se  diferenciar da concorrência. O CEO do Gaikai, David Perry, subiu ao palco para  apresentar uma das inovações mais interessantes da noite: ao comprar um jogo,  você poderá jogá-lo enquanto o download acontece em segundo plano. Para isso, o  video game acessa dados da nuvem e transmite via streaming enquanto o game vai  sendo armazenado em seu HD. A ideia é que, com isso, você não precise mais  esperar horas até um download terminar para começar a se divertir.

Isso também vai facilitar a vida de quem quer conferir demonstrações, já que  você não precisa transferi-las para o console. O conceito é muito simples: você  olha o acervo de demos na PSN, escolhe aquele que você quer saber e joga  instantaneamente. Desse modo, você só paga e baixa aquilo que realmente for de  seu interesse.

E apesar de a retrocompatibilidade com títulos do PS3 não estar disponível, a  Sony afirmou que está trabalhando em maneiras de usar o Gaikai para trazê-los —  juntamente com games de PSOne e PS2 — futuramente.

Conhecendo o jogador

 Além disso, a Sony pensou em algumas facilidades para os usuários de  seus serviços online. Mesmo sem se aprofundar em seu funcionamento ou demais  aplicações, a empresa revelou que o sistema deve observar o comportamento do  jogador e suas preferências, adaptando-se a seus gostos e àquilo que ele  gosta.

 

 

 

 

A ideia é que, com isso, o próprio PS4 saiba qual será o próximo game que  você pretende comprar, fazendo o download antes mesmo de você pensar em sacar  seu cartão de crédito. É como se o console usasse sua paixão por Killzone,  Battlefield e Call of Duty para já deixar um novo Crysis pronto para ser rodado  — e pago.

E por mais que isso levante questionamentos sobre privacidade e incentivo ao  consumo, não podemos deixar de nos empolgar com essa facilidade.

Muito mais social

Se o DualShock 4 possui um botão dedicado somente ao compartilhamento de  conteúdo, não é difícil imaginar que o PS4 pretende focar muito em questões  sociais. Tanto que o próprio perfil dos jogadores deve mudar, recendo  informações reais e com várias formas de integração. Exemplo disso é o uso da  PlayStation 4 Eye para comunicação em tempo real

 

 

 

Mas essa socialização também está dentro dos jogos. O botão Share vai  permitir que você capture cenas de seus jogos, permitindo que seus amigos vejam  não só o que você está jogando, como também acompanhem seu progresso. É quase  como se seu perfil fosse um canal para gameplays de seus títulos favoritos.

E isso nem será um processo demorado ou complicado, já que ele acontece em  segundo plano enquanto você avança no título. E tudo isso poderá ser catalogado  e registrado, facilitando a busca dentro da própria PSN — o que pode se ampliar  graças a parcerias da Sony com empresas como Facebook e Ustream.

O Vita não morreu

Para quem achou que, com a chegada do PS4, as tecnologias atuais da Sony  iriam ser postas de lado, eia uma ótima notícia. Além do Move, o PlayStation  Vita também será integrado ao novo console, permitindo que você leve seus jogos  para onde quiser. E apesar de já temos ouvido essa promessa antes, parece que  agora vai de verdade.

 

 

 

Em Breve mais informações sobre Playstation 4.